sexta-feira, 1 de março de 2013

"passe o celular!"

hoje, faz uma semana que me assaltaram pela primeira vez ou que tentaram me assaltar.

por volta de 18h30, estava a poucas quadras de casa, quando um sujeito da minha idade, aproximadamente, correu em minha direção e, com dificuldade para falar, ordenou-me que desse-lhe o celular, enquanto segurava um canivete ou algo do tipo, apontado para mim. pra variar, eu não estava de posse do aparelho – ele encontrava-se descarregado, em casa, como de costume (rs). tantos reclamam que eu não uso celular e nesse momento eu dei graças a Deus por isso! (se bem que, quando o ladrão visse o troço que ele roubaria, ficaria mais frustrado ainda. haha)

rua riachuelo - o local foi entre o meriva e a muro branco.
fonte: google maps - street view

(voltando...)

eu disse:
– não tenho, moço! é sério...
e ele:
– cadê? – suspendeu minha camisa para verificar os bolsos da bermuda e percebeu que eu havia falado a verdade. – vá embora!
– obrigado, moço!

""obrigado", rodrigo? você agradeceu por uma pessoa não ter roubado você?" "sim..."

como disse, essa foi a primeira vez que fui assaltado. até então, não tinha noção de qual seria minha reação frente a uma situação dessa – noÇÃO, reaÇÃO, situaÇÃO... tô ruim, viu? reescrevendo: até então, não tinha ideia de como eu reagiria em uma situação como essa – melhorou. por eu achar isso muito injusto (alguém tomar para si o que não lhe pertence, ainda mais ameaçando a vítima), acreditava que teria raiva e permaneceria firme e relutante em entregar o que me fosse pedido pelo assaltante. mas no curto tempo em que tudo aconteceu, assim que eu vi a arma e me dei conta do risco que corria e do que estava prestes a perder (não me refiro ao celular, mas ao meu notebook que estava dentro da mochila), gelei, tive medo, porém permaneci aparentemente calmo. e mais uma vez agradeci a Deus por ter me amparado.

após agradecer ao rapaz por ter me liberado e prosseguir apressadamente em direção a minha casa, incrédulo por sair ileso e com todos os meus pertences, dei-me conta do livramento. "como ele não tomou minha mochila?", "por que não pediu meu relógio?", pensava. na mochila estavam meu notebook, minha carteira com dinheiro e documentos, e meu material da faculdade. o prejuízo seria grande e não apenas financeiro (tinha trabalhos da faculdade para entregar essa semana e dependia de tudo aquilo). cheguei em casa ainda tremendo, mas muito grato a Deus pela proteção.

Paulo disse aos tessalonicenses "em tudo dai graças". "tudo" inclui momentos ruins, provações, dificuldades e perigos. apesar da maldade, Deus detém o controle sobre todas as coisas. e mesmo que não entendamos os porquês ou não os aceitemos, devemos crer que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (rom. 8:28).

feliz sábado!

6 comentários:

  1. Ser roubado é péssimo, eu ainda fico traumatizado.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, vc me fez lembrar de quando eu fui assaltado, hj tbm choro de rir mas no dia.
    Me lembro q estávamos em uma locadora de filmes, eu, meu irmão e o Clebimar, e quando já direcionando ao caixa para pagar, entraram uns três delinquentes e anunciam o assalto, eu fiquei estático, sem mover um músculo, o cara pediu as carteiras, celulares, e o dinheiro, passei sem questionar a carteira, um dos celulares (na época tinha acabado de comprar um Galaxy, estava com ele a dois dias) o celular q passei foi p mais simples claro, o Galaxy, estava no bolso, ao lado do balcão onde eu estava apoiado.
    Mss o mais engraçado é q o cara pegou tudo q pediu e no final quando ele ja estava indo embora, eu o chamei e disse: "tem dois reais aqui." (era o preço do aluguel do DVD, q ele nem pegou) o cara olhou pra traz e respondeu espantado e com tom de deboche: "dois reais, DOIS REAIS, deixa pra lá"
    Foi mais ou menos assim, sai de la trêmulo nervoso e desesperado, afinal levaram meu nokia1100 e todos os documentos.
    Mas tbm me lembro de ter agradecido muito a D-s por estar vivo e nada ter acontecido comigo ou com os meninos.

    ResponderExcluir
  4. Nem sei o porque mais me identifiquei né digo ? rs se foi ruim ? foi . mais preferia ser roubada 10000 vezes se todas as vezes , com uma simples oração, Deus me trouxesse a mesma paz que me trouxe ontem . As vezes precisamos passar por situações como essa pra entender o quanto somos falhos e constantemente damos abertura pra o inimigo nos destruir , mesmo assim Deus esta lá nos tomando pela mão e nos guardando a vida . Eu não tenho palavras pra agradecer a Ele e a você também por saber usar as palavras certas quando mais precisei :)

    ResponderExcluir
  5. Me conectei no texto e estou imaginando como será o meu primeiro assalto. o.O

    ResponderExcluir
  6. Curioso como as pessoas reagem aos assaltos...

    Eu sou do tipo imutavelmente inconsequente, felizmente ou infelizmente.

    O bastardo me abordou de madrugada, como se estivesse perdido e fosse pedir uma informação. Logo depois veio com a célebre frase "passa o celular". Ignorei q continuei andando. Ele, idiota, em vez de ir embora e assaltar outro,decidiu me seguir para pegar o celular na marra. Fiquei tão put@ com o abuso que enchi a cara dele de porrada e ele com cara de 'não estou entendo nada' saiu correndo.

    Quando contei para as pessoas me chamaram de louca, porque o cara poderia estar armado ou poderia ter me dado um surra. Mas sinceramente? Não estava nem aí. Não vou trabalhar para um cretino vir levar o que consigo com tanto esforço.

    Se acontecesse de novo, faria a mesma coisa, justamente porque sempre tem alguém ao nosso lado para nos ajudar, seja para o bem ou para o mal, no meu caso, para o bem.

    ResponderExcluir