quinta-feira, 29 de março de 2012

Gian Lorenzo Bernini | GRANDES artistas

Detalhe do Autorretrato quando
jovem (c.1623), de Bernini.
Nascimento: Gian Lorenzo Bernini, 7 de dezembro de 1598 (Nápoles, Itália). morte: 28 de novembro de 1680 (Roma, Itália).

Estilo: Importante pintor, escultor e arquiteto barroco; retratos esculturais revolucionários; formas dinâmicas; arquiteto da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

"Gian Lorenzo Bernini foi um dos principais artistas do seu tempo e influenciou profundamente o desenvolvimento da arte e da arquitetura barroca, sobretudo em Roma. Ele criou uma nova forma de expressão em mármore, com um dinamismo e uma energia capazes de transformar as esculturas em algo orgânico, expressivo e vigoroso. Sua obra, tanto a escultural quanto a arquitetônica, dominou Roma durante o século XVII.

Seu talento já era aparente no que é considerado um de seus primeiros trabalhos, A cabra Amalteia com o jovem Júpter e um fauno (c.1609). Ele foi educado no ateliê do pai, o escultor maneirista Pietro Bernini, que o apresentou aos Borguese e aos Barbarini – poderosas famílias romanas e importantes patronos. Em c.1618, Bernini foi incumbido pelo cardeal Scipione Borguese de criar uma série de gigantescas estátuas, entre elas Plutão e Prosérpina (1621-1622), Apolo e Dafne (1622-1624) e Davi (1623), todas naturalistas e cheias de vida.

O martírio de São Lourenço (1613) é um dos primeiros trabalhos conhecidos de Bernini.

Em 1623, Maffeo Barbarini tornou-se o Papa Urbano VIII e Bernini se se transformou no artista-chefe do pontificado, responsável pelos maiores projetos arquitetônicos e artísticos da cidade, incluindo a Basílica de São Pedro. ele se envolveu com a basílica por quase toda a vida, produzindo suas mais famosas e perfeitas obras. entre elas estão Baldaquino (1623-1624), uma espécie de dossel sobre o altar-mor, o Mausoléu do Papa Urbano VIII (1627-1647) e a Cátedra de Pedro (ou Cadeira de São Pedro) (1655).

O êxtase de Santa Teresa reflete a energia e a paixão de Bernini.

Apolo e Dafne foi feita para a poderosa família Borguese.
Com a morte do papa, em 1644, Bernini perdeu os favores papais, mas continuou a receber encomendas particulares, como lhe fez o cardeal veneziano Frederico Cornaro para a Capela Cornaro. A capela é considerada um de seus maiores trabalhos e abriga a escultura O êxtase de Santa Teresa (1647-1652), uma obra em mármores sem igual por sua emoção intensa e estérica original. Em 1655, com a ascensão do Papa Alexandre VII, a posição privilegiada de Bernini com o papado foi restaurada. Ele assumiu o progeto da praça São Pedro, as colunatas e a entrada da Scala Regia. Bernini continuou a trabalhar incansavelmente. No fim da vida, criou o Mausoléu do Papa Alexandre VII (1671-1678), sua última grande obra." TP

(TP) Tamsin Pickeral estudou história da arte antes de aprofundar seu aprendizado na Itália. Ela divide seu tempo escrevendo sobre arte e cavalos. Seus livros mais recentes são Van Gogh, The Impressionists, The Dog in Art e The Horse in Art.

Obras primas
A cabra Amalteia com o jovem Júpiter e um fauno c.1609 (Galeria Borguese, Roma, Itália)
Apolo e Dafne 1622-1624 (Galeria Borguese, Roma, Itália)
Capela Cornaro na Igreja de Santa Maria della Vittoria 1647-1652 (Roma, Itália)
Constantino 1654-1670 (Scala Regia, Palácio do Vaticano, Roma, Itália)
Elefante e obelisco 1667 (Piazza Santa Maria sopra Minerva, Roma, Itália)
Mausoléu do Papa Alexandre VII 1671-1678 (Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano, Itália)

O êxtase de Santa Teresa
"A mais notável das esculturas religiosas de Bernini – e uma das mais impressionantes obras do alto Barroco – é O êxtase de Santa Teresa, finalizada em 1652 para a Igreja de Santa Maria della Vittoria em Roma, pela assombrosa quantia de 12 mil ducados. O mármore e o metal se combinam para criar uma surpreendente visão da santa sendo visitada por um anjo em seus sonhos. O anjo trespassa seu coração com uma lança de ouro. Alguns críticos interpretam o êxtase semidelirante de Santa Teresa como um arrebatamento sexual, embora nada sugira essa leitura nas intenções de Bernini."

bibliografia
501 grandes artistas: um guia abrangente sobre os gigantes das artes / editor geral Stephen Farthing [tradução de Marcelo Mendes e Paulo Polzonoff Jr.] – Rio de Janeiro: Sextante, 2009. (págs. 122 e 123)

Nenhum comentário:

Postar um comentário