sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

my cello dream

The Cello Player, Thomas Eakins, 1896 (óleo sobre tela)

música me acompanha, ou melhor, eu acompanho a música desde um tempo que nem lembro. sei que faz muitos anos. minha veia musical certamente veio da minha mãe. nosso gosto é até parecido. contudo, eu me aprofundo mais que ela em novidades e também em "estilos" tradicionais do passado.

existe um segmento da música que não é um gosto tão comum de conhecidos meus, mas eu o considero o mais brilhante de todos. a música erudita ou sendo mais abrangente, a música clássica, desde uma peça para piano até uma ópera, chama tanto minha atenção pela sua poesia com as notas, pelos variados sentimentos que ela desperta, pela complexidade e por motivos ainda não determinados.

algumas pessoas sabem da minha ligação com a música. além de cantar na IASD, seja solo ou com o Cálamo, canto no CORUFS (Coral da Universidade Federal de Sergipe) e já participei do Coro da ORSSE em sua primeira formação. e foi após o ingresso neste último que meu interesse por esse tipo de música se intensificou. há cerca de dois anos, acompanho regularmente os concertos realizados no Teatro Tobias Barreto e, além disso, sigo o blog da Laura Morena  já citado aqui anteriormente e marcado na aba lateral , que é um grande fornecedor de informações sobre música erudita e músicos renomados, principalmente pianistas, por ela também ser uma.

The Cello DreamEyob Mergia, 2009 (óleo sobre tela)

na infância, estudei música por quatro anos no Conservatório de Música de Sergipe  já havia falado um pouco sobre isso em um post no meu tumblr. além da flauta doce  que eu acredito ser o primeiro instrumento de um iniciante no estudo musical , tive aula de piano e, no último ano, iniciei o curso de clarinete, embora não tenha levado adiante. interrompi os estudos, mas sempre tive vontade de retomá-los.  porém, por todo esse tempo que estive estagnado nesse aspecto ser levado em conta, meu interesse de certa forma diminuiu por um longo período... mas já está revigorado! pelo aumento do meu contato com a música nesse âmbito e com pessoas que compartilham dos mesmos interesses, esse anseio de continuar a aprender e me desenvolver nessa área cresceu. ocorreu uma mudança na escolha do instrumento. o clarinete, confesso, nunca foi do meu agrado. estava sem alternativa quando optei por estudá-lo. com o tempo, descobri que minha paixão está no calor da madeira, na vibração de quatro cordas e no atrito de um arco nessas cordas. falo do violoncelo. todavia o piano, que foi o primeiro, continua a ter seu amplo espaço em minha vida. para ser franco, ele é, a meu ver, insuperável!

Cello, Marcone Santos, 2011

quem me conhece de uma maneira mais específica, sabe o desejo que tenho de tocar esse instrumento pintado acima de som aveludado, intenso e distinto. não sei ao certo explicar o porquê dessa escolha. sei apenas que ela surgiu aos poucos. quando percebi, já estava apaixonado. ele não é tão grande e grave quanto o baixo acústico, nem pequeno para ser apoiado no ombro e agudo como o violino; é o equilíbrio perfeito que me conquistou.

abaixo, incorporei um vídeo do cellista Steven Sharp Nelson. a peça é a mais famosa para solo de violoncelo: o Prelúdio da Suite No. 1 em Sol maior de J. S. Bach, BWV 1007. originalmente, essa peça de 1720 foi escrita para apenas um cello, mas Steven criou um arranjo para oito cellos. é uma leitura contemporânea dessa obra barroca. o músico apresenta muita técnica em sua execução e criatividade. The Piano Guys é um canal do youtube do qual ele faz parte. nele você encontra versões de várias músicas atuais conhecidas com vídeos muito bem produzidos.


abaixo, uma versão mais fiel da peça interpretada por Bruno Cocset que segundo informações do site pqpbach.opensadorselvagem.org é uma das melhores gravações dela.
"Bruno Cocset não é apenas um violoncelista especializado no barroco que interpreta as suítes com um senso de estilo claro e definido. Sua gravação, realizada para a maravilhosa Alpha - que lhe fez uma belíssima caixa - tem algumas novidades que julgo muito boas. Não tenho condições de avaliar a utilização da corda mais alta estar afinada para sol em vez de lá na Quinta Suíte, nem da Sexta Suíte possuir uma quinta corda afinada para mi adicionada às quatro cordas habituais do cello (são exigências do compositor que Cocset obedeceu e não creio que outros além de Bylsma o tenham feito). O que me interessa é a tomada do som. Cada suíte foi gravada continuamente, sem interrupções, como num concerto. Cocset pensou que isso daria maior integridade à execução. Funcionou! Não houve correções e nós ouvimos alguns sons de marcenaria que a mim não incomodam nem um pouco. Até pelo contrário, gosto muito e o resultado é um ambiente de concerto que me deixa meio hipnotizado. Bom, opiniões…
O registro foi gravado em outubro de 2001 em Paris, na Chapelle de l`Hôpital Notre-Dame de Bon Secours . E é arrepiante de cabo a rabo." (trecho extraído daqui)
deleite-se!



A primeira página do manuscrito por Anna Magdalena Bach.

10 comentários:

  1. Muito bom el texto! ;) Qnd se trata de nossa paixão, conseguimos expor com mais afinco e apreço, e isso é muito GOOD! Cello é um instrumento muito lesgal e meu gosto tb é maiorzin por ele por um otu detalhe: é o instrumento com o som mais parecido com a voz (pelo menos é o que dizem os professores de canto qnd fazem comparação com entre voz e algum instrumento). Très Beau! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeaaan, que surpresa você por aqui. surpresa boa. :)
      ah sim, é uma grande paixão. eu babo de frente a um cello. rs
      e olhe que eu nunca sequer toquei em um. :(
      btw, detalhe muito relevante o seu! obrigado por compartilhá-lo.
      e muito obrigado pelos elogios a respeito do texto também. ;)

      abraço, Jean.

      Excluir
  2. Que bom que compartilhou isso! rs, Como você sabe, o único instrumento de cordas que tenho interesse em tocar é o tal do Cello.. hehe E, enfim, não tenho o que acrescentar, só tenho a desejar que você prossiga e faça real essa vontade de voltar aos estudos musicais. Seu potencial é imenso, adoro a sua voz, e principalmente a sua percepção quando se fala de música erudita. Nossos "prazeres de Amélie" são os mesmos, rs e por isso te entendo quando você diz que quer aprender Violoncello ;) Continue postando sobre esse tema, você com certeza sabe que eu estarei aqui lendo! =)Parabéns pelo post \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quantos elogios! rs muuuito obrigado, Sony. obrigado por todo o apoio que você sempre me dá e oferece.
      por esses dias lembrei da querida Amélie - já que ela foi citada (rs) - e, consequentemente, da vez que assistimos ao filme. :) bateu uma vontade forte de rever. farei isso.
      espero mesmo poder falar desse assunto que é tão prazeroso, entretanto não é tão simples, principalmente para um leigo como eu. :/
      quando a temporada 2012 da ORSSE iniciar, espero estar presente nos concertos e quem sabe eu não compartilhe algumas impressões minhas a respeito deles! ;)

      abraço, Sony.

      p.s.: além de nossa conversa ter sido um impulso para esse post, você também está embutido nele em várias frases. acredito que você percebeu, né? rs

      Excluir
  3. Rodrigo meu amigo! Sempre tive vontade de ser blogueiro, mas o talento não chegou até mim...rsrsrsrs.....Fico feliz pork tenho um amigo artista! Isso mesmo, ARTISTA. Saiba que esse dom é para poucos, não estou falando pork alguém me disse, mas, sei a fundo de sua habilidade com a música, como a escrita, com o desenho. Minha gente Rodrigo é muito pefeccionista em tudo que ele faz, se alguém pede para ele fazer uma coisa por menor que seja ele dá o seu melhor logo de primeira, vc fica sem acreditar....rsrsrsr....
    Meu amigo torço muito por vc!!! Saiba que vc mora em meu coração!!! Mais uma vez te digo, sou SEU FÃ!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu FÃ? que honra. rs
      reconheci esse "Anônimo" facilmente. rs meu querido amigo Júnior!
      consigo ver você nas palavras desse comentário da mesma maneira que veria se você estivesse falando isso pra mim. sua expressão é a mesma! essa "Minha gente" entregou tudo! rsrs
      muuuuito obrigado por todos esses elogios e pelo AMIGO que você é! contudo, devo admitir que esse meu perfeccionismo quase sempre me atrapalha, a princípio, mas o resultado final, na maioria das vezes, me satisfaz. o reconhecimento do meu trabalho por pessoas como você também é muito gratificante.
      sucesso pra você!!! ;)

      abração, Júnior.

      Excluir
  4. Cello é lindo! da vontade de passar o dia ouvindo...faça mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh, como dá! hoje fiquei ouvindo as suites de Bach para cello. nossa, que coisa maravilhosa! um absurdo! :)

      beijos, Nathália.

      Excluir
  5. Que post lindO! quanta graciosidade...não sei...é tudo tão rico em detalheS!
    é dom! Incrível sua percepção e gosto pela música erudita.
    somos privilegiados por ter acesso a seu blog. Parabéns!
    ótimos postS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito, muito obrigado, Moana! :)
      como disse uma amigo meu acima: "quando se trata de nossa paixão, conseguimos expor com mais afinco e apreço, e isso é muito GOOD!" (rs). então, é exatamente isso. tenho certeza que o fato de você se interessar pelo assunto contribuiu profundamente para que ele se torna-se mais atraente pra você. e que bom que você é capaz de desfrutar desses mesmos sentimentos em relação à música.
      eu que agradeço pelos seus elogios e comentários aqui no blog. espero encontrá-la mais vezes por aqui conforme surjam novos posts.

      beijos, Moana.

      Excluir