quinta-feira, 22 de março de 2012

Pablo Picasso | GRANDES artistas

Nascimento: Pablo Picasso, 25 de outubro de 1881 (Málaga, Espanha). Morte: 8 de abril de 1973 (Mougins, França)

Estilo: escultor, gravurista, ceramista, colagista; inventor do cubismo; temas recorrentes; naturezas-mortas, retratos, cenas do cotidiano, paisagens e homenagens.

"O gênio de Pablo Picasso dominou a arte do século XX e todos os outros artistas do século parecem ofuscados pela sombre dele. Com um taleto semelhante ao de Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti, sua criatividade não conhecia limites no que diz respeito a habilidade, inventividade e diversão. Alterando-se  feito um camaleão de um estilo para outro e entre várias técnicas, sua produção foi prolífica, mas sempre original, e geralmente provocativa. Sua influência em artistas contemporâneos como Georges Braque, Henri Matisse e Fernand Léger foi significativa. Picasso também influenciou sucessivas gerações de artistas, entre eles Arshile Gorky, Willem de Kooning e David Hockney, por exemplo.

Les Demoiselles d'Avignon foi um marco na história da arte.
Picasso aprendeu primeiramente com seu pai, também artista, e depois, a partir dos 11 anos, estudou pintura na Escola de Artes de La Coruña. Aos 14 anos, ele já havia produzido a incrível obra realista Primeira comunhão (1896), que revelou seu domínio da composição, da cor e da técnica dos velhos mestres. esse trabalho revela uma profusão de estilos de outros artistas, o que resultou em pinturas parecidas com as de Sir Peter Paul Rubens, como em Retrato da tia Pepa (1896), ou Henri de Toulouse-Lautrec, como em Mulher de azul (1901).

Em 1904, Picasso se fixou em Paris, onde se tornou o centro do círculo de artistas e escritores de canguarda da cidade. Ele viveu na França pelo resto da vida, As primeiras pinturas, gravuras e esculturas de Picasso se dividem em períodos: a Fase Azul (1901-1904), a Fase Rosa (1905-1907), a Fase Primitiva (1908-1909), o cubismo analítico (1908-1912) e o cubismo sintético (1912-1913).

A Fase Azul consiste em obras melancólicas. Geralmente em tons de azul, elas exibem figuras alongadas e magras como as de El Greco  bêbados, mendigos, prostitutas, vagabundos e os pobres, como em A tragédia (1903). Já sua Fase Rosa é notável pelas cores rosa e alaranjadas, e exibe arlequins, acrobatas e artistas de circo, como em Família de saltimbancos (1905). Em sua Fase Primitiva, o artista se inspirou na escultura ibérica pré-romana e nas artes africana e da Oceania para criar a revolucionária Les Demoiselles d'Avignon (1907), com personagens angulares e uma guinada rumo ao cubismo.

Com  o antigo amigo Braque, Picasso criou as técnicas e as teorias para o audacioso estilo cubista, que retrata formas tridimensionais em planos bidimensionais, gerando obras figurativas como Mulher com violão (1911) e naturezas-mortas como Pássaros mortos (1912). Ele também inventou o processo espacial para fazer com que objetos tridimensionais parecessem imagens planas em esculturas cubistas como Violão (1912-1913). Picasso e Braque criaram o cubismo sintético logo em seguida. Nele, as pinturas incorporavam colagens de jornais e recortes de papel e tecido, como em Garrafa e taça de vinho sobre uma mesa (1912).

Guernica se tornou um símbolo universal da dor e do sofrimento das guerras.
"...aos 15 anos eu pintava como Velásquez e precisei de 80 anos para pintar como uma criança..."
A influência do mestre
Os trabalhos posteriores de Picasso são mais difíceis de serem categorizados, porque abrangem desde obras figurativas sólidas e neoclássicas, feitas durante a Primeira Guerra Mundial, até o surrealismo, na década de 1920, e a exploração de temas mitológicos na década de 1930, como na gravura Minotauromaquia (1935), que mostra todo seu talento como desenhista. Durante a carreira, Picasso brincou com composição, espaço, técnica e cor, usando temas recorrentes, como as touradas, violões e arlequins. No período da Guerra Civil Espanhola, sua obra se tornou antifascista, com o mural Guernica (1937). As obras seguintes, de desenhos, águas-fortes e pinturas como Mulher que chora (1937), exprimem a dor da guerra. Picasso pintou ainda homenagens a artistas do passado em obras como As damas de honra (1957), uma interpretação da obra original de Diego Velásquez. Na década de 1960, ele produziu trabalhos coloridos que alguns entendem como uma guinada rumo ao neoexpressionismo.

A vida pessoal de Picasso foi tão fluida quanto sua vida artística. ele se casou duas vezes e teve quatro filhos de três mulheres. Sempre mudando e inventivo, alguém pode se perguntar o que o mestre estaria criando se estivesse vivo hoje." CK

Pintada depois de Guernica, A mulher que chora faz parte de uma série de luto.
(CK) Carol King é escritora freelance; mora em Londres e na Itália. Estudou belas-artes no Centro de Estudos St. Martin e literatura inglesa na Universidade de Sessex. Escreve sobre arte, viagens, cinema e arquitetura.

Obras-primas
Primeira Comunhão 1896 (Museu Picasso, Barcelona, Espanha)
Mulher de azul 1901 (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri, Espanha)
A tragédia 1903 (National Gallery of Art, Washington, D.C., EUA)
Família de saltimbancos 1905 (National Gallery of Art, Washington, D.C., EUA)
Les Demoiselles d'Avignon 1907 (MoMA, Nova York, EUA)
Mulher com violão 1911 (MoMA, Nova York, EUA)
Pássaros mortos 1912 (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri, Espanha)
Garrafa e taça de vinho sobre uma mesa 1912 (Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA)
Violão 1912-1913 (MoMA, Nova York, EUA)
Minotauromaquia 1935 (MoMA, Nova York, EUA)
Guernica 1937 (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri, Espanha)
Mulher dormindo 1937 (Tate Collection, Londres, Inglaterra)
As damas de honra 1957 (Museu Picasso, Barcelona, Espanha)
Guernica (1937)
"Exposta atrás de um vidro à prova de balas no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri, está Guernica, a obra que talvez seja a melhor expressão do horror e da brutalidade da guerra desde a série de águas-fortes Desastres da guerra, de Francisco Goya (c.1810-1820).
Em 1936, quando a Guerra Civil Espanhola eclodiu, Picasso vivia na França. Leal à república, ele foi incubido pelo governo espanhol de pintar uma tela para a Exposição Universal de 1937, em Paris. Em abril, contudo, a cidade basca de Guernica foi bombardeada durante um ataque nazista que matou 1.600 pessoas. Picasso se inspirou nesse evento para criar sua vigorosa obra de protesto contra os fascistas liderados pelo generalíssimo Francisco Franco.
A tela, com 3,5m por 7,8m, é pintada em cinza e branco. Seus tons monocromáticos refletem a tristeza do evento e conferem à pintura uma impressão de relato. Suas exuberantes imagens dão vazio a várias interpretações – um touro, um cavalo, uma lâmpada; pessoas correndo, atônitas, com a agonia e o horror estampados no rosto, uma arma com uma flor e uma espada partida. Picasso, contudo, se recusava a esclarecer o possível significado desses símbolos. Já o significado da famosa imagem da mulher chorando sobre o corpo do filho morto é óbvio.
Depois de ser exibida em Paris, Guernica circulou pela Europa, até ser mostrada no MoMA de Nova York. A obra retornou à Espanha em 1981, depois da morte de Franco, porque Picasso havia dito que o mural deveria voltar somente quando o país se tornasse uma democracia novamente."


bibliografia
501 grandes artistas: um guia abrangente sobre os gigantes das artes / editor geral Stephen Farthing [tradução de Marcelo Mendes e Paulo Polzonoff Jr.] – Rio de Janeiro: Sextante, 2009. (págs. 322-325)

Nenhum comentário:

Postar um comentário