quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Thiago


inspirado pelo post do amigo Sanmy, surgiu este aqui sobre esse garotinho de cabelo dourado. para quem não o conhece, seu nome está no título do post e ele é meu primo, meu primeiro primo (e único) por parte de mãe. ainda não tenho sobrinho(a), portanto, não posso determinar que o sentimento que teria por um(a) seria o mesmo que tenho por Thiago. contudo, sei que o amo.

não o vi nascer - tinha 13 anos na data do seu nascimento, o dia da bandeira -, mas estava em sua casa quando ele a conheceu pela primeira vez. e permaneci lá por vários dias. ajudei minha tia no cuidado com ele. foi uma experiência incrível, totalmente nova e marcante.

os anos seguiram, e quando ele já estava maior, passou a fazer estada em nossa casa. sempre foi e é muito bem-vindo aqui. "a criança é a alegria do lar", já disse alguém. nestas férias, ele está hospedado aqui novamente, e dorme no meu quarto. minhas noites, geralmente, terminam com uma conversa entre mim e ele (na verdade, são as noites dele que terminam assim. eu sempre fico ao computador e durmo depois dele, bem depois.). eu, sentado na cadeira, e ele, deitado na cama. ultimamente, seus assuntos resumem-se a  reclamações das minhas longas horas do dia em frente à tela brilhante. mas eu não deixo barato e perturbo ele quanto aos desenhos bobinhos que ele assiste na sky. (rs)


notre petit prince

thiaguinho, como costumamos chamá-lo, conquista a todos daqui, diariamente. seu carinho, seu jeito doce, suas ideias originais, sua ingenuidade, sua sinceridade, sua fala simples e sua risada gostosa nos cativam e abrandam nossos corações maduros. é tão bom ouvir sua voz chamando "digo".

muitos dizem que ele se parece comigo. reconheço que tento imprimir certos gostos pessoais nele, como por exemplo, a leitura e a música. às vezes, aparento ser meio rude ao tratá-lo com voz firme e um semblante fechado; todavia, essa maneira não deve ser entendida como grosseria; quero apenas deixar claro que o assunto é sério. percebo que assumo essa postura no intuito de evitar que ele faça certas coisas que eu faço ou para criar nele, hábitos que adquiri tardiamente. se é para ser parecido comigo, que seja um "eu" melhorado. já pensei em levá-lo a algum concerto da ORSSE, mas talvez isso seria demais para ele. um desafio: conter toda a energia que há em seu corpo por cerca de duas horas. só pelo adormecimento.


hoje é seu último dia de férias em nossa companhia. foi muito divertido tê-lo aqui por quase todo o janeiro. todos os nossos mergulhos e tremedeiras de frio na piscina, os penteados com gel, os sustos etc. sentirei falta dele, que agora, depois da nossa tradicional última conversa, já dorme profundamente aqui na minha frente. eu paro... e reparo nele. vejo o quanto cresceu. não é meu sobrinho, é primo; e mais do que isso, é quase um irmão.

Um comentário:

  1. Brincamos, rimos, choramos, acompanhamos, aprendemos. Estar ao lado de uma criança é uma delícia.

    :)

    ResponderExcluir